Rei Charles III fala sobre experiência no tratamento contra câncer: “Intimidadora e assustadora”

Rei Charles III fala sobre experiência no tratamento contra câncer: “Intimidadora e assustadora”

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Getty Images

Publicado em 30/04/2025 às 16:06 / Leia em 2 minutos

Em tratamento contra câncer desde fevereiro de 2024, o Rei Charles III enviou uma mensagem pessoal a pacientes que também enfrentam a doença. O monarca britânico recebeu nesta quarta-feira (30), no Palácio de Buckingham, em Londres, instituições de caridade e descreveu sua jornada contra o câncer como uma “experiência intimidadora e, às vezes, assustadora”. Na ocasião, ele destacou que, apesar disso, seu quadro de saúde o mostrou que “os momentos mais sombrios da doença podem ser iluminados pela compaixão”. Aproveitou também para ressaltar que essa pode ser uma experiência que “coloca em foco o melhor da humanidade”.

Rei Charles III usou também as redes sociais para exaltar o trabalho de médicos e pesquisadores. “O que nos impressiona repetidamente é o profundo impacto da conexão humana – seja na explicação cuidadosa de uma enfermeira especialista, na mão segurada por um voluntário de cuidados paliativos ou na experiência compartilhada em um grupo de apoio. Esses momentos de afinidade criam o que eu poderia chamar de “comunidade de cuidado’, que sustenta os pacientes nos momentos mais difíceis”, elogiou.

 

Veja a mensagem na íntegra:

“A todos aqueles que apoiam pacientes com câncer e seus entes queridos, o que nos impressiona repetidamente é o profundo impacto da conexão humana – seja na explicação cuidadosa de uma enfermeira especialista, na mão segurada por um voluntário de cuidados paliativos ou na experiência compartilhada em um grupo de apoio. Esses momentos de afinidade criam o que eu poderia chamar de “comunidade de cuidado’, que sustenta os pacientes nos momentos mais difíceis.

Portanto, a todos os pesquisadores que buscam avanços pioneiros; aos profissionais de saúde que oferecem tratamento especializado; aos voluntários que oferecem conforto ou fazem campanhas para conscientizar; e aos arrecadadores de fundos que possibilitam todo esse trabalho vital – vocês têm a mais profunda admiração e gratidão de toda a minha família. Seu compromisso com o diagnóstico precoce, terapias cada vez mais bem-sucedidas e cuidados verdadeiramente holísticos representa o melhor que nosso país pode oferecer. Sou muito grato por tudo o que vocês fazem.”

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia