Com mais de um século de história, o Lar Franciscano Santa Isabel, localizado no bairro de Saúde, passará por uma ampla reforma estrutural que promete transformar o atendimento da instituição, que é referência em moradia particular para pessoas na terceira idade. O projeto é fruto de uma parceria recém-firmada com a Clínica Bela Vista, com duração prevista de 25 anos.
A proposta da nova gestão é ampliar e diversificar os serviços oferecidos pelo espaço, que atualmente acolhe 40 idosos e oferece assistência médica e multiprofissional. A meta é triplicar a capacidade de acolhimento de idosos, além de implementar novas modalidades de cuidado como atendimento médico de urgência, geriatria, fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição clínica.
Segundo o médico geriatra Leonardo Salgado, que está à frente da iniciativa, a reestruturação prevê o recebimento de pacientes para reabilitação funcional, hospedagem temporária e cuidados paliativos no final da vida. “A ideia é cuidar de ponta a ponta oferecendo serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, geriatria e enfermagem”, disse ele, em recente entrevista ao Correio. “Vamos cuidar desde os idosos que estão mais ativos até os mais debilitados”, completou.
Um dos pontos centrais do projeto é a reforma de um prédio anexo, onde funcionará uma unidade específica para internação geriátrica. Com a finalização da obra, o número de leitos deve ser ampliado para 110, com acomodações individuais ou duplas. A expectativa é que a nova estrutura passe a ganhar novos contornos a partir de 2026.
Ver essa foto no Instagram