Ao receber a Associação Abraço à Microcefalia, na tarde desta segunda-feira (28), por meio da representante Raniele Santos, na Tribuna Popular da Câmara, os vereadores de Salvador firmaram um acordo para assinatura de um documento suprapartidário que cobrará a atuação dos poderes estadual e municipal em defesa das crianças com microcefalia, bem como de seus familiares, que enfrentam “tantas limitações” em decorrência da enfermidade.
Segundo o vereador Orlando Palhinha (União), a liberação do alvará provisório, por parte do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, é imprescindível para a concessão do título de utilidade pública à entidade, viabilizando convênios municipais e estaduais. Entre as pautas prioritárias também estão a renovação do comodato de um espaço concedido à Abraço pelo Governo do Estado, que está prestes a vencer, e a implantação, pela Prefeitura, de um Multicentro de Saúde para atendimento especializado às crianças com microcefalia.
“Essa é uma luta em que não existe protagonismo; é de todos nós, dos 43 parlamentares. No dia 10 de abril, realizamos uma audiência pública por meio da Comissão de Saúde e, hoje, firmamos este pacto por reconhecermos a importância do tema”, destacou Palhinha.
Reforçando a necessidade de ação, a vereadora Marta Rodrigues (PT) conclamou o poder público a “atender minimamente” às demandas apresentadas. “Este debate mostra a relevância desta Casa, que precisa intervir, por exemplo, para garantir a Atenção Básica de Saúde com equipes multidisciplinares compostas por médicos especializados, psicólogos, assistentes sociais, entre outros profissionais”, afirmou.
O vereador Cezar Leite (PL), pai de duas crianças com deficiência, chamou atenção para o cuidado com as famílias, especialmente as mães, que “abrem mão de suas vidas para se dedicarem aos filhos”.
110 anos de escotismo na Bahia
Os 110 anos de escotismo na Bahia também foram comemorados na Tribuna Popular, com a participação da União dos Escoteiros do Brasil (UEB).
Destacando a contribuição prática do escotismo para a formação cidadã e o desenvolvimento de competências como liderança e caráter, a chefe de escoteiros do Grupo Maria Quitéria – 87BA, Ada, ressaltou a importância do apoio governamental para a expansão da atividade na sociedade. “Contamos com o apoio desta Casa”, afirmou.
Os trabalhos da sessão ordinária foram conduzidos pelo vereador Claudio Tinoco (União).