As inscrições para a segunda edição do Concurso Melhor Pão Francês da Bahia (@melhorpaofrances) foram prorrogadas para 15 de maio. A disputa é uma iniciativa do Sebrae Bahia, com apoio de entidades do setor de panificação e órgãos como a FIEB e o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado da Bahia (Sipaceb), e tem como ator principal o pão de sal, também chamado de cacetinho, este produto que é tão popular e amado no Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial.
Podem participar do concurso microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) formalizadas e sediadas em municípios baianos. As empresas devem ter registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo e regular, além de atender às exigências da Vigilância Sanitária aplicáveis ao negócio. O concurso visa promover a valorização do pão francês, incentivando a qualidade, a tradição e a inovação na panificação. O objetivo é fortalecer o setor e garantir ao consumidor um produto sempre fresco, saboroso e de excelência.
Após o término do período de inscrições, os concorrentes passarão pela avaliação do produto, no formato cliente oculto. A etapa regional acontecerá de 4 a 15 de agosto e a premiação estadual será realizada em 29 de agosto. Os vencedores receberão troféus, certificados e prêmios como notebooks, smartphones, vales-compras e participação em eventos como a Missão Empresarial FIPAN.
Produto da panificação o mais consumido do Brasil, o pão francês representa 34,39% de todo consumo de pães no país. São consumidas 2,35 milhões de toneladas por ano, o que representa 23% do lucro bruto das empresas do segmento. De acordo com o Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação, são produzidas no país anualmente 2,35 milhões de toneladas de pão francês.

Melhor pão de sal da Bahia? Concurso com apoio do Sebrae divulgará resultado
Critérios de avaliação
Os pães serão avaliados com base na norma ABNT NBR 16.170, que define os padrões de qualidade deste produto e leva em consideração características como crosta, miolo, sabor e textura. A crosta deve ser crocante e de cor dourada. O miolo deve ser macio, com alvéolos uniformes e bem distribuídos. O sabor deve ser agradável, com equilíbrio entre os ingredientes e, por fim, a textura deve ser leve e aerada. As avaliações serão feitas por consultores especializados, para verificar a conformidade com os critérios estabelecidos, no formato “cliente oculto”.

Melhor pão de sal da Bahia? Concurso com apoio do Sebrae divulgará resultado
Serviço
O que: Concurso Melhor Pão Francês da Bahia
Inscrições (gratuitas): pelo link
Período de inscrições: até 15 de maio