Bahia se destaca em premiação nacional de educação com projetos de Feira de Santana, Irecê e Vitória da Conquista

Bahia se destaca em premiação nacional de educação com projetos de Feira de Santana, Irecê e Vitória da Conquista

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Daniela Toviansky/TV Globo

Publicado em 22/04/2025 às 10:33 / Leia em 2 minutos

Três iniciativas baianas estão entre as vencedoras da 4ª edição do Prêmio LED – Luz na Educação, promovido pelo Grupo Globo. Os projetos foram escolhidos entre 2.300 inscritos de todo o país e cada um receberá R$ 200 mil para investir em ações que promovem transformação social por meio da educação. A premiação foi anunciada na última semana, durante evento comandado pela apresentadora Eliana.

Em Feira de Santana, o Projeto Alfagaris, coordenado pela professora Sandra Nívia Soares de Oliveira, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), foi um dos contemplados. A iniciativa promove a alfabetização de agentes de limpeza pública, maioria mulheres negras, com aulas baseadas nos princípios de Paulo Freire, realizadas quatro vezes por semana no ponto de apoio da empresa Sustentare, no bairro Capuchinhos. Desde 2017, mais de 100 trabalhadores já foram alfabetizados.

Na zona rural de Irecê, o professor Arnobson dos Santos Costa, da rede estadual, criou o projeto “Inovação e Sustentabilidade: a construção de uma política de convivência com o Ser-Tão”, implementado na Escola Municipal Anísio Teixeira. A proposta alia educação e desenvolvimento local, com valorização das identidades camponesas e quilombolas, melhorias na infraestrutura da escola e criação de um laboratório de tecnologias sociais voltado à agricultura familiar e à convivência com o semiárido.

em Vitória da Conquista, o Projeto Lumus, idealizado por Paloma Brito Coutinho, foi premiado por oferecer orientação de carreira, conexão com o mercado de trabalho e capacitação para jovens do interior. Inspirada em sua própria trajetória, Paloma desenvolveu uma rede de apoio que promove inclusão produtiva e fortalecimento da autoestima.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia