O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, se pronunciou nas redes sociais sobre a morte do Papa Francisco, ocorrida nesta segunda-feira (21). Barroso exaltou a postura do pontífice e seu papel na sociedade ao longo dos 12 anos de papado. “Num tempo em que há muita escuridão, foi uma luz iluminando a humanidade. A história o reconhecerá como um dos maiores”, escreveu o ministro nas redes sociais.
Barroso, que conheceu o líder católico em maio de 2023, em Roma também destacou as virtudes do líder religioso, enfatizando sua espiritualidade e empatia. “A espiritualidade verdadeira é a expressão do bem, do amor e da paz, com sabedoria, tolerância e compaixão. O Papa Francisco encarnou essas virtudes como poucas lideranças nos dias de hoje. E a elas acrescentou o carisma e a empatia. A compreensão em lugar dos dogmas”, afirmou.
Pouco após a confirmação da morte, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se manifestou publicamente e decretou luto oficial de sete dias em todo o país. Em sua homenagem, Lula ressaltou o compromisso de Francisco com a justiça social e a igualdade.