Durante este feriadão de Páscoa e Tiradentes, 17 localidades da capital baiana estão impróprias para banho. De acordo com informações divulgadas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a lista inclui Tubarão, Periperi, Penha, Bogari, Bonfim, Pedra Furada, Boa Viagem, Ondina, Rio Vermelho, Armação, Boca do Rio, Corsário, Patamares, Lagoa de Pituaçu, Piatã e Lagoa de Abaeté.
Os critérios para avaliação da contaminação incluem a análise da Escherichia coli como indicador microbiológico. Trata-se de uma bactéria abundante em fezes humanas e de animais, tendo, somente, sido encontrada em esgotos, efluentes, águas naturais e solos que tenham recebido contaminação fecal recente.
Uma praia pode ser classificada na categoria Imprópria quando ocorrerem circunstâncias que desaconselhem a recreação de contato primário, tais como derramamento de óleo; extravasamento de esgoto; ocorrência de maré vermelha; floração de algas potencialmente tóxicas ou outros organismos e surtos de doenças de veiculação hídrica.