Bolsonaro passa por cirurgia para reconstruir parede abdominal; entenda o que aconteceu

Bolsonaro passa por cirurgia para reconstruir parede abdominal; entenda o que aconteceu

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Wladmir Pinheiro, do Correio

Reprodução/Instagram

Publicado em 13/04/2025 às 14:58 / Leia em 3 minutos

O ex-presidente Jair Bolsonaro é submetido a uma cirurgia para desobstrução do intestino e reconstrução da parede abdominal, segundo informou neste domingo (13) o Hospital DF Star.

“As equipes que assistem [Bolsonaro] optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico. Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal”, diz boletim médico divulgado às 10h23 deste domingo.

Bolsonaro está internado no DF Star, em Brasília, para onde foi transferido após deixar o hospital em Natal, no Rio Grande do Norte.

À TV Globo, o senador Rogério Marinho disse que a operação será “demorada”. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), mencionou a operação e desejou “força” e “pronta recuperação” ao ex-presidente.

Leandro Echenique, médico que integra a equipe que acompanha Jair Bolsonaro em Brasília, havia alertado para a necessidade de uma cirurgia desobstruir o intestino do ex-presidente.

É uma cirurgia aberta, que vai corrigir essa parte da obstrução das alças (intestinais). Vai tirar a tela que ele tem, recolocar, então vai ser feita (a desobstrução). Então é uma cirurgia bem extensa. Veja bem, é um abdome que já foi muito manipulado, desde 2018, quando ocorreu a facada”, explicou Echenique, ao jornal O Globo.

O que aconteceu
Bolsonaro chegou à capital federal por volta das 22h. Ele foi internado na sexta, 11, por causa de fortes dores intestinais. Segundo o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), Bolsonaro está bem, mas precisa retirar obstruções intestinais.

O ex-presidente desembarcou no Aeroporto de Brasília e foi levado de ambulância para o Hospital DFStar, que fica na Asa Sul.

Pelas redes sociais, Bolsonaro disse que fará a cirurgia e disse que seu médico pessoal , Cláudio Birolini, considerou que este é o pior quadro clínico desde o atentado sofrido por ele em Juiz de Fora (MG), na campanha eleitoral de 2022.

Na manhã deste sábado, Birolini disse que uma “intervenção cirúrgica de urgência e emergência” estaria descartada naquele momento. O médico afirmou ainda que as obstruções do intestino permaneciam e que uma operação dependeria da evolução clínica da saúde do presidente “nos próximos dias”.

Segundo o médico, o quadro de suboclusão intestinal é comum em pacientes que passaram por várias cirurgias, como é o caso de Bolsonaro. Porém, a internação do ex-presidente revelou um quadro “um pouco mais exuberante que os anteriores”. Desde que foi esfaqueado, Bolsonaro já realizou cinco cirurgias abdominais

Bolsonaro cumpria agendas em Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte, quando passou mal e teve de ser internado. O ex-presidente foi levado até um heliponto em ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), de onde foi conduzido, em um helicóptero cedido pelo governo do Estado, ao Hospital Rio Grande, em Natal.

Leia mais notícias no Correio

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia