As críticas de Jojo Todynho ao Sistema Único de Saúde deram o que falar na web na última semana. Em meio à grande repercussão dos comentários da influenciadora, que falou sobre “a hipocrisia dos que defendem o SUS, mas não usam”, o governo federal também fez questão de se pronunciar sobre o assunto.
Através das redes sociais, o Ministério da Saúde publicou uma cartilha rebatendo as declarações de Jojo e reforçando a importância do SUS para a saúde da população brasileira. Na ocasião, o órgão também elogiou a atitude da apresentadora Cariúcha, que defendeu o SUS após as declarações de Jojo.
“Que mico foi esse? Surgiu na internet uma crítica todinha errada ao SUS, mas logo veio a resposta, toda natural, bonita pra caramba e corretíssima (…)’ Só fala bem do SUS quem não usa’. Essa afirmação é mentirosa. Segundo pesquisas, o SUS é melhor avaliado por quem mais o utiliza. E, além disso, na prática, mesmo quem tem plano de saúde usa o SUS”, postou o órgão do governo.
Além de exaltar as atribuições do SUS, o Ministério da Saúde também exaltou o modelo como referência mundial: “Além de garantir assistência de canto a canto do país, o SUS tem iniciativas de referência internacional, como a Estratégia de Saúde da Família, as ações de combate ao HIV/Aids e o programa de controle do tabagismo. O SUS também tem inspirado outros países, como o Reino Unido, que avalia implantar estratégia relacionada à Saúde da Família, com atuação de agentes nas comunidades. O SUS é para todos nós! Mesmo quando você não percebe, o SUS está lá! Gratuito, universal e essencial.”