O sexto voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos pousou na manhã desta sexta-feira (11), às 9h10, no Aeroporto Internacional de Fortaleza, no Ceará. Ao todo, 96 pessoas estavam a bordo, somando agora 627 brasileiros repatriados desde que os voos de deportação foram retomados entre os dois países.
Após o desembarque, os passageiros passaram por triagem conduzida pela Polícia Federal, que é responsável pelo controle migratório, conferência da lista de nomes e checagem de eventuais mandados de prisão em aberto. Em fevereiro, dois deportados foram presos ao desembarcarem no Brasil com ordens judiciais pendentes.
Além do protocolo de segurança, os recém-chegados receberam acolhimento humanitário prestado por equipes do Ministério dos Direitos Humanos, Itamaraty e Defensoria Pública da União. No local, são oferecidos itens básicos como água, alimentação, internet, pontos de energia e banheiros. Psicólogos e assistentes sociais também atuam no suporte emocional e orientação para regularização documental e migratória.
Os passageiros agora seguem viagem para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), que será o destino final da operação. O transporte será feito por aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).
Desde o início dos voos de deportação, a logística tem sido ajustada para garantir mais dignidade no trajeto. Inicialmente, os aviões pousavam diretamente em Minas Gerais, mas o governo federal optou por transferir os desembarques para Fortaleza, com o objetivo de evitar que os deportados cruzem o espaço aéreo brasileiro ainda algemados, como determina o protocolo norte-americano. As algemas são retiradas apenas após o avião tocar o solo.