Desde a facada em 2018, Bolsonaro já fez seis cirurgias e teve 13 internações

Desde a facada em 2018, Bolsonaro já fez seis cirurgias e teve 13 internações

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Reprodução/Redes sociais

Publicado em 11/04/2025 às 14:51 / Leia em 2 minutos

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado na manhã desta sexta-feira (11) em Natal (RN), após relatar fortes dores abdominais. Segundo o médico pessoal do ex-presidente, Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo, há possibilidade de uma nova cirurgia, diante de um quadro de obstrução intestinal. Bolsonaro está sendo avaliado e, segundo o médico, poderá ser transferido para São Paulo nos próximos dias.

Desde o atentado com faca em setembro de 2018, durante a campanha eleitoral em Juiz de Fora (MG), Bolsonaro vem enfrentando complicações recorrentes na região abdominal. Ao longo desses anos, passou por pelo menos seis cirurgias e foi internado em 13 ocasiões diferentes.

A primeira cirurgia foi realizada imediatamente após o ataque, ainda em Juiz de Fora. Em seguida, Bolsonaro foi transferido para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde passou por um novo procedimento para desobstrução intestinal.

Após assumir a Presidência, em janeiro de 2019, Bolsonaro removeu a bolsa de colostomia usada desde o atentado, o que exigiu uma internação de 18 dias. Em setembro do mesmo ano, voltou ao hospital para corrigir uma hérnia incisional, consequência das cirurgias anteriores.

Em 2020, fez uma vasectomia durante internação para exames, embora o procedimento nunca tenha sido oficialmente confirmado pelo Planalto. Ainda naquele ano, passou por uma cistolitotripsia endoscópica, para remoção de um cálculo renal.

Mais recentemente, em setembro de 2023, foi submetido a uma nova cirurgia para correção de alças intestinais e de uma hérnia de hiato, relacionadas a um quadro de refluxo e nova obstrução. Em maio do mesmo ano, ficou internado por 12 dias, em São Paulo, com erisipela e dores abdominais.

A atual internação acontece durante a chamada “Rota 22”, turnê política que o ex-presidente realiza pelo Nordeste. De acordo com Macedo, Bolsonaro apresenta um quadro de intestino completamente paralisado:

“Ele está com um problema sério agora. Mas ainda está sendo avaliado. Nada está decidido. A tendência é que ele seja transferido para São Paulo, onde poderá passar por uma nova cirurgia”, afirmou o médico.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia