Expressão máxima das festas juninas no Brasil, Elba Ramalho será a grande atração do Arraiá do Alô Alô Bahia, festa que reunirá marcas e personalidades no Cerimonial Conceição da Praia, no Comércio, no próximo 16 de maio, marcando a abertura dos festejos juninos na capital baiana. O espaço, que já foi palco de um evento do veículo de comunicação – o prestigiado Jantar do Ano com Regina Casé –, volta a receber uma celebração que promete movimentar a cidade.
“Cantar em Salvador é sempre muito bom. Tenho casa na Bahia, grandes amigos em Salvador e me sinto realmente à vontade. O São João é um momento importante para todo nordestino. Que bom que se trata de um evento que preserva as nossas tradições”, destaca Elba em entrevista ao Alô Alô Bahia.
Dona de dois Grammys Latinos, Elba Ramalho é a intérprete de sucessos que atravessam gerações — entre eles “Ai Que Saudade D’ocê”, “Morena de Angola”, “Banho de Cheiro” e “De Volta pro Meu Aconchego”. Estes e outros clássicos estarão no show preparado especialmente para o evento, que reunirá cerca de 500 convidados. O repertório contará também com hits de diferentes estilos do forró, ritmo que ajudou a consagrar.
Ícone nacional, aos 74 anos e com mais de 4 décadas de carreira, a artista paraibana segue em plena forma, celebrada – em março, inclusive, foi homenageada no Carnaval de Recife – e com uma agenda lotada de apresentações para a temporada junina deste ano, a maioria ao ar livre, para grandes multidões. “A alegria do público compensa o cansaço”, diz Elba, que mantém os clássicos do forró no repertório: “Dominguinhos, Jackson do Pandeiro e Gonzagão são uma fonte inesgotável de ritmo, cultura e boa música”, afirma. “Tem espaço para modernidade também, mas os clássicos são eternos”, declara.
Elba Ramalho é uma defensora da tradição musical quando o assunto são os festejos juninos. “São João é forró. São João sem forró não é São João. No céu tem tantas estrelas e nenhuma ofusca o brilho da outra”, diz ao ser questionada sobre a diversificação das atrações nas festas realizadas nas cidades pelo país, muitas vezes deixando o ritmo em segundo plano. “Tem espaço para todos ao longo do ano em inúmeros festivais. Manter viva a tradição é preservar a nossa cultura”, finaliza.

Elba Ramalho vem a Salvador para show especial no São João do Alô Alô Bahia
Festas juninas
As festas juninas, ciclo que homenageia entidades cristãs, sobretudo Santo Antônio, São João e São Pedro, chegaram ao país via colonização portuguesa e ganharam cores e contornos locais. As mais populares delas continuam a ser promovidas por igrejas. Por isso, o evento do site será realizado no Cerimonial Conceição da Praia, anexo à Igreja da Conceição da Praia. O espaço mescla arquitetura contemporânea com elementos preservados de sua estrutura original.
Leia também:
Já é São João! Alô Alô Bahia promove festa junina com grandes marcas e personalidades em Salvador