Novo centro cultural em Salvador amplia rede de preservação do samba de roda na Bahia

Novo centro cultural em Salvador amplia rede de preservação do samba de roda na Bahia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Leto Carvalho

Publicado em 10/04/2025 às 21:21 / Leia em 2 minutos

Um investimento de R$ 2,5 milhões do Governo da Bahia vai viabilizar a criação de um novo espaço cultural dedicado ao samba de roda no Parque do Abaeté, em Salvador.

A iniciativa reforça a rede de salvaguarda desse patrimônio imaterial, que já conta com a Casa do Samba de Santo Amaro e a Casa do Samba D’ Dalva, em Cachoeira.

O equipamento será gerido pela Associação das Ganhadeiras de Itapuã e contará com 441 m² de área construída.

O projeto prevê salão com palco, estúdio de gravação, camarim, salas para oficinas, espaço administrativo, loja e bilheteria. A licitação para a execução da obra já foi lançada pela Conder.

O objetivo é integrar os três espaços em uma rede estadual dedicada à valorização e continuidade do samba de roda, expressão afro-brasileira que une música, dança e poesia, nascida no Recôncavo Baiano e reconhecida pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade desde 2005.

Para Verônica Mucúna, diretora de Patrimônio das Ganhadeiras de Itapuã, o novo espaço é mais do que um centro cultural: é um reencontro com a própria história. “Será nossa casa de ganho. Um lugar para preservar memórias, estabelecer fatos e manter vivo um patrimônio que não terá fim”, afirma.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia