Com o objetivo de consolidar um voo direto entre Cotonou, no Benin, e Salvador, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) segue com as negociações junto ao governo do país africano. Uma missão baiana de promoção turística e comercial visitará o Benin entre os dias 7 e 11 de julho, em mais uma etapa do esforço para fortalecer a conectividade aérea e estreitar os laços históricos e econômicos entre as duas regiões.
O avanço da proposta foi tema de reunião realizada nesta quarta-feira (9), em Salvador, com a presença do secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, do embaixador do Benin no Brasil, Boniface Vignon, e do cônsul honorário do país africano na Bahia, Marcelo Sacramento.
“Este encontro dá continuidade às tratativas iniciadas em 2024, com a assinatura de um protocolo de cooperação com o Governo do Benin, e reforçadas durante a missão oficial da Bahia ao país, no início deste ano. Estamos avançando rumo à concretização do voo direto, que representa um importante passo para ampliar os negócios e as conexões culturais com nossos irmãos africanos”, afirmou Bacelar.
A missão em julho incluirá visitas às cidades de Porto Novo, Cotonou e Uidá, reunindo representantes baianos dos setores do turismo, agropecuária, indústria e comércio. Antes disso, em maio, o embaixador Vignon estará na Bahia para apresentar ao trade turístico e a empresários locais as oportunidades de investimento e a infraestrutura do Benin. Nessa ocasião, será definido o grupo que integrará a comitiva.
“Estamos animados com a evolução das negociações para viabilizar relações comerciais e culturais com o Brasil, através da sua terra-mãe, que é a Bahia. Agradecemos o empenho do governo baiano”, declarou o embaixador Vignon.
Já o cônsul Marcelo Sacramento disse que está “honrado em poder trabalhar, aqui na Bahia, para o desenvolvimento do Benin, promovendo uma parceria importante entre dois povos com ligações históricas”.