Europa bate recorde de calor em março e mantém tendência global de aquecimento

Europa bate recorde de calor em março e mantém tendência global de aquecimento

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Unsplash

Publicado em 08/04/2025 às 10:31 / Leia em 2 minutos

Março de 2025 foi o mais quente já registrado na Europa, segundo dados divulgados nesta terça-feira (8) pelo observatório climático Copernicus. O aumento das temperaturas acompanha uma sequência global que vem desde julho de 2023, com meses consecutivos superando a média histórica.

Apesar de o calor ter atingido quase todo o continente, a Península Ibérica e o sul da França escaparam dos recordes, mas enfrentaram extremos de outro tipo: Espanha e Portugal registraram volumes de chuva acima do normal, enquanto países como Holanda e Alemanha enfrentaram um março excepcionalmente seco.

No cenário global, o mês foi o segundo mais quente da história, atrás apenas de março de 2024. A temperatura média ficou em 14,06 °C — apenas 0,08 grau abaixo do recorde anterior, e levemente acima dos níveis observados em 2016, que teve influência direta de um El Niño forte.

A rede científica World Weather Attribution aponta que as mudanças climáticas estão por trás da intensificação de eventos extremos recentes, como as enchentes mortais na Argentina e uma onda de calor severa na Ásia Central.

A maioria dos meses desde meados de 2023 já ultrapassou a marca de 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais, sinalizando um cenário cada vez mais desafiador para cientistas e autoridades.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia