Em comemoração aos seus 35 anos de história, o Bando de Teatro Olodum promove o Projeto Erê, iniciativa que reforça a missão da companhia na valorização da arte negra no Brasil. Com uma programação de formação e apresentações, o projeto promoverá mais uma edição das Oficinas de Performance Negra e uma temporada especial do espetáculo Erê, um manifesto do Bando contra o genocídio das crianças negras.
Formação e qualificação profissional nas artes
As oficinas de Performance Negra, que irão abranger aulas de teatro, dança, música, memória e identidade, trarão conteúdos relacionados à iluminação cênica, sonorização, produção cultural e técnicas de audiovisual. Os encontros serão realizados entre os dias 23 de abril e 28 de julho, no Centro Cultural de Plataforma, no Espaço Cultural Uruguai e no Espaço Xisto Bahia. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do formulário online disponível no perfil do Bando de Teatro Olodum.
Para participar, é preciso ter mais de 18 anos e ainda não ter participado de outra oficina promovida pelo Bando. Não é necessário ter experiência em artes cênicas. A finalização das oficinas contará com Mostras Cênicas, revelando os novos talentos das artes negras da cidade.
“Durante as Oficinas, iremos compartilhar nossas experiências nesses 35 anos de cena, com uma metodologia desenvolvida por nós, que estimula os talentos existentes nessas comunidades em trocas artísticas fantásticas. Muitos artistas negros que hoje atuam nos palcos e nas telas pelo país foram despertados pelas Oficinas de Performance Negra do Bando”, explica a atriz, diretora e escritora Cássia Valle.
O projeto Erê promoverá também a ação “Oro Dudu – Falas Pretas”, um espaço de diálogo sobre negritude e letramento racial, em ações inclusivas como a acessibilidade do espetáculo e destinação de ingressos a pessoas com deficiência, estudantes de escola pública, entre outros grupos.
Espetáculo Erê
A temporada especial do espetáculo Erê, com concepção de Lázaro Ramos, direção de Zebrinha e Bando de Teatro Olodum, dramaturgia de Daniel Arcades e direção musical de Jarbas Bittencourt, será realizada em setembro, no Teatro Gregório de Mattos.
Inspirado na peça ‘Erê pra toda a vida/Xirê’, que foi criada pelo Bando de Teatro Olodum para o Festival Carlton Dance, em 1996, o espetáculo aborda chacinas que vitimaram crianças e jovens negros. A nova montagem resgata e reinventa a obra para o contexto atual, celebrando a trajetória do Bando.
“Com o Projeto Erê, o Bando de Teatro Olodum reafirma seu compromisso com a valorização da cultura negra, a formação artística e o fortalecimento da comunidade negra através da arte. Mais do que uma comemoração, este é um convite para que a performance negra continue a ecoar por muitas gerações”, destaca o ator e produtor Fabio Santana.