A atriz Juliana Paes abriu o coração ao falar de autocuidado e beleza. Ela diz que tenta encontrar o equilíbrio para não se cobrar demais.
“Hoje, eu busco esse equilíbrio. Tem momentos em que eu estou mais angustiada no espelho, que olho e falo: ‘puxa vida, isso aqui podia estar melhor, eu devia estar cuidando mais disso’. E tem momentos em que eu penso: ‘quer saber? Depois das férias eu cuido disso’. Mas é sempre uma gangorra. E entender que isso vai sempre ser uma gangorra também faz parte do equilíbrio. Esse entendimento”, refletiu, em entrevista à Marie Claire.
Juliana diz que encara o processo de envelhecimento como algo mais complexo do que o surgimento de rugas. “O envelhecer é uma sistematização de despedidas. É saber que elas acontecem a todo momento. Primeiro você entende que não aguenta mais ficar acordada até tarde — que aquilo repercute diferente no outro dia. Depois, você percebe que tem rugas que não vão melhorar. Algumas você suaviza, outras não. Elas fazem parte do seu DNA. Você olha pra sua mãe, pra sua avó — tá ali. Essas, você vai ter que aceitar, conviver com elas e, de alguma forma, gostar”, disse.
A atriz falou ainda que a mulher precisa também lidar com as mudanças hormonais que acontecem com o passar dos anos. “Tem também as mudanças hormonais. Hoje, o que mais pega pra mim é a questão da disposição. Eu sempre fui muito disposta. Se tivesse que virar uma noite trabalhando e emendar outro trabalho no dia seguinte, eu aguentava. Hoje, não aguento. E é difícil chegar nessa hora e falar: ‘cara, eu não aguento. Eu não consigo’. Tem um lugar da vaidade, do ego, que fica ferido quando você diz: ‘eu não vou conseguir dar conta’”, afirma.
Sobre os tratamentos estéticos, Juliana compartilha que anota tudo na agenda, como parte de um processo consciente de cuidado. “Eu faço isso sim, porque é muito comum a gente investir tempo, dinheiro, expectativa num processo, e depois achar que não adiantou nada. Mas peraí: não adiantou nada, ou você que não prestou atenção? A gente tem tanta coisa pra fazer, que até estar atento aos processos nos quais investe energia e expectativa virou um esforço. Dou muito valor a isso hoje em dia”.