A jornalista Wanda Chase, que faleceu na madrugada desta quinta-feira (3), será homenageada com o título de Cidadã Baiana. A honraria será entregue à família da comunicadora, que nasceu em Manaus, no Amazonas, mas se mudou para a Bahia em 1988. A sessão será realizada no dia 7 de abril, na Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador.
Proposto pela Bancada do PT, liderada pela deputada Fátima Nunes, o título estava previsto para ser entregue no último dia 13 de março e visa reconhecer todo o trabalho e trajetória que a amazonense construiu na Bahia. Ao longo da sua trajetória, a jornalista, apresentadora e militante do Movimento Negro se consagrou como uma referência quando o assunto é cultura baiana. A homenagem, no entanto, precisou ser adiada por conta de questões de saúde de Wanda.
Para a deputada Fátima Nunes, esta é uma maneira de agradecer e demonstrar todo o orgulho que a Bahia tem pela comunicadora. “Wanda Chase é, para nós, um símbolo da nossa baianidade. Ela tem uma alma baiana, escreve sobre nossa história e a nossa cultura há décadas, e vive na nossa cidade há mais de 35 anos. A Bahia abraçou e acolheu esta jornalista e em troca ela levou a nossa terra para o mundo. Nada mais justo do que devolver este carinho tornando-a uma cidadã baiana”, declarou a líder do PT na Alba, no início do mês de março.