Filho mais velho do Rei Charles III e herdeiro do trono britânico, o príncipe William anunciou que virá o Brasil em novembro para participar da cerimônia do Earthshot Prize, premiação criada por ele em 2020 para incentivar soluções inovadoras para a crise ambiental.
O evento será realizado no Rio de Janeiro, marcando a primeira edição do prêmio na América do Sul.
A informação foi confirmada em um vídeo divulgado nas redes sociais do projeto. No anúncio, o William destacou o papel essencial do Brasil na preservação ambiental, reforçando a importância do país no cenário global.
Ver essa foto no Instagram
A cerimônia acontece paralelamente à COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, programada para ocorrer de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA). Segundo os organizadores, a escolha do Brasil tem como objetivo “amplificar vozes” e evidenciar o protagonismo nacional na preservação ambiental, tanto para as pessoas quanto para a natureza.
O anúncio do evento contou com a participação de grandes nomes do Brasil e do exterior, incluindo Heidi Klum, David Beckham, Cafu, Maju Coutinho, Marcos Palmeira e Cate Blanchett.
A cerimônia reunirá líderes ambientais, investidores, filantropos e inovadores do mundo todo.
Para celebrar a escolha da cidade como sede do evento, a Prefeitura do Rio anunciou que seis pontos icônicos serão iluminados de verde a partir das 19h. São eles:
✔ Museu do Amanhã
✔ Arcos da Lapa
✔ Cidade das Artes
✔ Terminal Gentileza
✔ Igreja da Penha
✔ Museu de Arte Moderna (MAM)
Eartshot
Criado para acelerar soluções sustentáveis, o Earthshot Prize concede anualmente £1 milhão (cerca de R$ 7,3 milhões) para cinco projetos de impacto global.
“O Brasil abriga mais da metade da Floresta Amazônica e quase um quinto da biodiversidade mundial. É um país fundamental para o movimento global de soluções baseadas na natureza”, diz o comunicado oficial sobre a escolha do Rio para sediar o evento.