A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, compartilhou nesta sexta-feira (4), através das redes sociais, registros do seu encontro com Angelina Jolie no Brasil. A atriz e ativista norte-americana visitou, nesta semana, a aldeia indígena Piaraçu, localizada em São José do Xingu, no Mato Grosso, a cerca de 932 km de Cuiabá. No local, a artista encontrou com o cacique Raoni Metuktire, uma das principais lideranças indígenas do Brasil.
“Ontem conheci a atriz e aliada da luta pelo meio ambiente e direitos humanos, Angelina Jolie. Falamos sobre o papel que o mundo pode cumprir no apoio aos povos indígenas brasileiros, a importância da defesa dos territórios demarcados e apresentei algumas iniciativas do poder público brasileiro, como os Planos de Gestão Territorial e Ambiental. Angelina também esteve nesta semana com o grande cacique Raoni no Xingu. Ela teve a oportunidade de conhecer um território indígena e mais da cultura dos povos indígenas no Brasil. Esse é um esforço importante da comunidade internacional de reconhecimento que a sobrevivência e construção de um futuro possível para o mundo passa pela luta dos povos indígenas. Agradeço a visita, Angelina. Será sempre bem-vinda no Brasil”, escreveu Sonia Guajajara.
Por meio da organização Re:wild, Angelina Jolie também teve a oportunidade de conversar com outras lideranças Kayapó, a fim de entender melhor a conexão entre o povo indígena e a floresta. Ela também fez questão de reforçar seu apoio às iniciativas de preservação da Amazônia e valorização da cultura indígena.