A influenciadora Fabiana Justus, de 38 anos, usou as redes sociais nesta quinta-feira (3) para esclarecer seu atual estado de saúde e rebater informações distorcidas sobre seu tratamento contra a leucemia mieloide aguda.
A filha do empresário Roberto Justus foi diagnosticada com a doença no início de 2024 e passou por um transplante de medula óssea em março.
O esclarecimento veio após a repercussão de uma matéria que, segundo Fabiana, tratava de forma sensacionalista a decisão dela de cancelar uma viagem para Paris. “Meus médicos não proibiram a viagem, eu não estou impossibilitada de fazer nada, graças a Deus. Tenho minhas restrições, preciso me cuidar, mas estou bem”, afirmou.
Fabiana explicou que está realizando um tratamento com corticoides em dose alta para controlar um GVHD leve – sigla para Doença do Enxerto Contra o Hospedeiro, uma reação comum após transplantes.
“Preferi não viajar agora porque achei muito cedo para sair do país durante esse tratamento. Mas não é nada grave, não exige um acompanhamento intenso”, explicou.
A influenciadora reforçou que a escolha de permanecer no Brasil foi baseada em sua própria segurança e bem-estar. “Senti que seria melhor manter minha rotina em casa, praticando esportes e perto dos meus médicos. Foi uma decisão pessoal, algo que respeitei”, disse.
Fake news
Fabiana criticou a forma como a notícia foi divulgada e destacou o impacto desse tipo de abordagem. “Às vezes, até amigos me perguntam preocupados: ‘O que está acontecendo?’. Mas nada mudou no meu tratamento, sigo na fase de manutenção e estou cada dia melhor”, garantiu.
Ela também enfatizou que o GVHD faz parte do processo pós-transplante e que não há motivo para alarde. “É algo esperado e está sob controle. Está tudo ótimo, graças a Deus”, concluiu.