O incêndio de grandes proporções que atingiu a região do Pai Inácio, na Chapada Diamantina, por cerca de 48 horas, foi controlado neste sábado (29) por bombeiros militares, brigadistas voluntários e equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, os profissionais continuam atuando em pontos isolados onde ainda há matéria orgânica retida em fendas, o que representa risco de novas queimadas.
Uma das frentes do incêndio, já controlada, avançou em direção ao Pai Inácio, enquanto outra parte das chamas se espalhou para a região do Mucugezinho. Neste local, bombeiros e brigadistas seguem trabalhando para eliminar focos remanescentes devido ao acúmulo de material orgânico inflamável.
A corporação destaca que a operação exige extrema precisão, pois é necessário remover cuidadosamente o material combustível das fendas para evitar a reativação do fogo.
Ao todo, a força-tarefa conta com 45 bombeiros militares, brigadistas voluntários, dois aviões modelo Air Tractor e um helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA).
Na última quinta-feira (27), o fogo se alastrou rapidamente pela vegetação seca, chegando próximo a algumas residências e causando apreensão entre os moradores. Apesar do avanço das chamas, não há registros de feridos ou de evacuação de moradores.