Um grande incêndio florestal atinge parte da Chapada Diamantina desde o fim de semana. O fogo se alastrou e chegou perto do Morro do Pai Inácio, um dos cartões-postais da região. Cerca de 40 bombeiros militares e um helicóptero estão atuando para debelar as chamas.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o incêndio florestal atinge as regiões próximas ao Mucugezinho, Serra dos Brejões e Pai Inácio.
Os bombeiros militares atuam em conjunto com brigadistas voluntários e do Instituto Chico Mendes (ICMBio), além de duas aeronaves modelo Air Tractor.
Os bombeiros estão atuando com mochilas costais, além de equipamentos como pás, foices e enxadas. Para chegarem ao local do fogo, as equipes seguem por áreas de difícil acesso e com pontos bastante íngremes. Enquanto atacam os focos de incêndios, os militares também constroem aceiros para evitar que as chamas atinjam outras regiões.
“Deslocamos bombeiros especialistas em prevenção e combate a incêndios florestais e hoje estamos enviando um reforço de mais 20 militares, e um helicóptero. Nossa meta principal é preservar vidas e propriedades, além da fauna e da flora local. Estamos avançando muito no combate, e temos como maior dificuldade o relevo característico da região, as altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e ventos fortes, que aumentam a velocidade de propagação do incêndio”, explicou o comandante-geral do CBMBA, o coronel BM Aloísio Mascarenhas Fernandes.