Salvador tem uma igreja para cada dia do ano? Conheça alguns templos históricos da cidade

Salvador tem uma igreja para cada dia do ano? Conheça alguns templos históricos da cidade

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Surenã Dias

@soteropobretano/@pontodevistadrones/@myphantomtoy

Publicado em 27/03/2025 às 13:09 / Leia em 4 minutos

Reza a lenda que Salvador possui 365 igrejas católicas históricas, uma para cada dia do ano. No entanto, esse número é ainda maior – de acordo com um levantamento da Arquidiocese de Salvador, a capital baiana abriga mais de 370 templos religiosos. A crença popular, contudo, evidencia a forte ligação da cidade com a fé e sua impressionante diversidade arquitetônica, que encanta visitantes do mundo inteiro.

Para turistas e fiéis que desejam explorar esse lado da cidade, Salvador oferece um roteiro especial que passa por igrejas icônicas, como a de São Francisco e a do Bonfim, além de templos menos conhecidos, mas igualmente ricos em história e beleza. Em celebração aos 476 anos da capital, o Alô Alô Bahia preparou uma lista com algumas igrejas que merecem destaque:

Paróquia Nossa Senhora dos Mares

(Foto: @soteropobretano)

Localizada no bairro da Calçada, a Paróquia Nossa Senhora dos Mares se diferencia pelo seu estilo neogótico, caracterizado por suas torres pontiagudas e vitrais coloridos. Construída no início do século XX, entre os anos de 1930 e 1956, a igreja é um importante ponto de devoção para os moradores da região e se destaca pela grandiosidade.

Apesar de sua estrutura atual ser relativamente recente, a história do templo se inicia em 1871, quando a primeira igreja dedicada a Nossa Senhora dos Mares foi fundada no local. No entanto, o edifício original precisou ser demolido por conta de seu estado precário, para dar espaço a uma praça, onde hoje se encontra um monumento em homenagem ao padre Manoel da Natividade Maria.

(Foto: Reprodução/Instagram)

(Foto: Reprodução/Instagram)

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

(Foto: @pontodevistadrones)

Localizada no Pelourinho, essa igreja do século XVIII foi construída por e para os negros escravizados e libertos da época, tornando-se um importante símbolo da resistência e da cultura afro-brasileira. Seu estilo arquitetônico é predominantemente barroco, mas com elementos rococós. Com missas animadas ao som de atabaques, o templo mantém viva a tradição do sincretismo religioso e é um dos cartões-postais da cidade.

Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia

Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia (Foto: @myphantomtoy )

A Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia é um dos tesouros pouco explorados de Salvador, localizada no bairro do Comércio, um pouco afastada do circuito turístico tradicional das igrejas históricas da cidade. Construída no século XVIII, a igreja se destaca pelo seu estilo arquitetônico rococó, apresentando uma fachada imponente e um interior ricamente decorado, com altares dourados e painéis de azulejos.

Um dos detalhes mais marcantes da igreja é a fonte de água em sua lateral, que, segundo a crença popular, possui propriedades milagrosas para os olhos. Além disso, a igreja abriga um dos cemitérios mais antigos de Salvador, que, diferente de outras igrejas do Centro Histórico, que costumam ter esses espaços no subsolo, ela o mantém à vista.

(Foto: Paul-R.-Burley)

Catedral Basílica Primacial do Salvador

(Foto: @pontodevistadrones)

Localizada no Centro Histórico, a Catedral Basílica de Salvador é um dos templos mais importantes do Brasil e um marco do barroco no país. Sua construção começou no século XVII e apresenta uma imponente fachada de pedra-lioz trazida de Portugal. O interior é ricamente decorado com altares dourados, entalhes detalhados e um impressionante teto pintado, características típicas do estilo barroco.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia