O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), sancionou nesta terça-feira (25) a lei que garante reajuste salarial aos profissionais da Educação Básica da rede estadual. O aumento foi acordado entre o governo e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) e aprovado pela Assembleia Legislativa na semana passada.
Para 2025, o reajuste será de 6,27%, aplicado em maio, com pagamento retroativo a janeiro. Com isso, o salário inicial da carreira passará para R$ 4.965,24, valor 2% superior ao piso nacional definido pelo Ministério da Educação (MEC). As diferenças salariais referentes aos meses de janeiro e fevereiro serão pagas em maio, enquanto as de março e abril serão quitadas em junho.
O reajuste também beneficia coordenadores pedagógicos, professores em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e professores indígenas. Além disso, o governo anunciou a certificação para professores e coordenadores pedagógicos, permitindo a progressão na carreira. O pagamento de 50% do valor da promoção será feito após a inscrição no curso de aperfeiçoamento, em setembro, e o restante será quitado em junho de 2026.
A partir de fevereiro de 2026, o Estado também se comprometeu a pagar o Piso Nacional da Educação conforme o valor a ser fixado. Outra medida anunciada foi a conversão da licença-prêmio em valores financeiros para professores em regência de classe e, pela primeira vez, para coordenadores pedagógicos.