Após receber pressões para adiar o lançamento da sua pré-candidatura à Presidência da República, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), informou que o evento está mantido para o dia 4 de abril, no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio. Na ocasião, Caiado também receberá o título de Cidadão Baiano e a Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia.
As pressões pelo adiamento acontecem menos de uma semana após o cantor Gusttavo Lima anunciar que não disputará a Presidência em 2026 e em meio à um cenário de divisão dentro do União Brasil. Parte do partido defende uma aproximação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto líderes da legenda acreditam que Caiado deve buscar o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. As negociações de federação com o PP também pesaram na decisão.
“Sei que minha postura de oposição ao governo do PT incomoda aqueles que estão no poder, mas isso não abala minhas convicções. Estou determinado a apresentar uma plataforma de mudança para o Brasil. O debate político e o contraditório são pilares da democracia e o país não pode adiar uma discussão séria sobre seu futuro“, afirmou Caiado, em nota divulgada nesta segunda-feira (24).