Dilma Rousseff é reeleita para presidência do Banco do Brics

Dilma Rousseff é reeleita para presidência do Banco do Brics

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Antonio Dilson Neto

Ricardo Stuckert/PR

Publicado em 24/03/2025 às 09:40 / Leia em 1 minutos

A ex-presidenta da República Dilma Rousseff foi reeleita para comandar o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como Banco do Brics.

O anúncio foi feito neste domingo (23) durante a reunião anual do Fórum de Desenvolvimento da China, em Pequim.

Durante o evento, Dilma destacou avanços em projetos de cooperação entre Brasil e China, com ênfase na ferrovia transoceânica, iniciativa que busca reduzir custos de exportação entre os dois países.

A renovação do mandato da ex-presidente brasileira contou com o aval do presidente da Rússia, Vladimir Putin. Em 2024, o líder russo defendeu a prorrogação do período de Dilma à frente do banco, argumentando que as sanções impostas à Rússia devido à guerra na Ucrânia poderiam dificultar a nomeação de um representante do país para a presidência da instituição.

Dilma assumiu o comando do Banco do Brics em abril de 2023, inicialmente com mandato previsto para encerrar em julho de 2024.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia