O papa Francisco, de 88 anos, passou mais uma noite tranquila e continua em recuperação, segundo informações do Vaticano divulgadas na madrugada deste sábado (8), no horário de Brasília. Internado desde 14 de fevereiro no hospital Gemelli, em Roma, o pontífice trata uma pneumonia bilateral.
Na sexta-feira (7), a Santa Sé afirmou que o quadro clínico do papa “permanece estável dentro de um contexto complexo”. Em comunicado, detalhou o tratamento:
“O dia transcorreu entre descanso, orações e terapias, incluindo fisioterapia respiratória. (…) Durante o dia, o papa utiliza cânulas nasais para oxigenação de alto fluxo, enquanto à noite há ventilação mecânica não invasiva”.
O Vaticano também informou que Francisco deixou seu quarto por alguns minutos para orar e realizou algumas atividades de trabalho.
Na quinta-feira (6), em um áudio divulgado pelo Vaticano, Francisco agradeceu aos fiéis pelas orações. Com a voz fragilizada, ele disse:
“Agradeço do fundo do coração as orações que vocês fazem pela minha saúde na Praça. Eu as acompanho daqui. Que Deus os abençoe e que a Virgem cuide de vocês. Obrigado.”
Desde segunda-feira (3), quando sofreu crises de insuficiência respiratória aguda e broncoespasmos, Francisco segue sob monitoramento. No entanto, nos últimos dias, o Vaticano informou que ele não teve novas complicações e que seu estado de saúde segue estável, sem febre e sem novas crises respiratórias.
A expectativa é que um novo boletim médico seja divulgado ainda neste sábado (8). Apesar da melhora, o prognóstico do pontífice segue reservado.