O Vaticano voltou a atualizar, nesta terça-feira (3), o estado de saúde do Papa Francisco, que segue internado no hospital Gemelli, em Roma, em tratamento contra uma pneumonia bilateral. De acordo com a Santa Sé, o pontífice “continua com o tratamento e a fisioterapia respiratória e retomou a ventilação de alto fluxo (portanto, não a mecânica) usando os cateteres nasais para oxigênio”. No período da manhã, Francisco se dedicou ao repouso e oração.
Internado desde 14 de fevereiro, o Papa foi diagnosticado com pneumonia bilateral, uma infecção grave que afeta ambos os pulmões e pode causar inflamação e cicatrizes, dificultando a respiração. Na sexta-feira (28), ele sofreu uma crise de broncoespasmo e foi submetido à ventilação mecânica. Na segunda-feira (3), voltou a apresentar dois episódios de insuficiência respiratória aguda e precisou de ventilação mecânica não invasiva ao longo do dia.
“Hoje, o Santo Padre apresentou dois episódios de insuficiência respiratória aguda, causados por acúmulo significativo de muco endobrônquico e broncoespasmo. Foram realizadas duas broncoscopias com necessidade de aspiração de secreções abundantes. À tarde, a ventilação mecânica não invasiva foi retomada. O Santo Padre permaneceu vigilante, orientado e colaborativo. O prognóstico segue reservado”, informou o comunicado oficial.