Quem esperava que o Carnaval de Salvador ia começar com sol, pôr-do-sol e calorão, pode tirar o cavalinho da chuva. Com o perdão do trocadilho, mas é isso mesmo. O primeiro dia oficial da folia começou com muita chuva.
Segundo a Defesa Civil, a capital baiana registrou acumulados de chuva superiores a 30 mm nas últimas três horas. A normal climatológica (média histórica) para o mês de fevereiro é de 98,7mm, segundo a estação de Ondina, usada como referência.
Ainda segundo o órgão, os maiores volumes pluviométricos foram aferidos nas localidades de Nova Constituinte (26,2 mm), Periperi (33,8 mm) e Mirante de Periperi (35,2 mm).
Apesar disso, os dois circuitos do Carnaval, Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Campo Grande) estavam debaixo d’água. As chuvas estão associadas à atuação de um cavado, uma região de baixa pressão atmosférica, em combinação com ventos úmidos.
As informações são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).
Leia mais notícias no CORREIO.
O projeto Alô Alô Folia é uma realização do Alô Alô Bahia e tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e do Carnaval da Bahia 2025. Sinta o axé, curta a Bahia. Governo do Estado presente faz o Carnaval.