Durante a abertura oficial do Carnaval de Salvador 2025, nesta quinta-feira (27), no Campo Grande, Carlinhos Brown defendeu a importância da festa e do axé music diante de discursos preconceituosos.
Ao lado da cantora Sarajane, uma das pioneiras do ritmo, o artista exaltou o caráter espiritual da folia e contestou a visão de que o Carnaval seria apenas uma festa da “carne”.
“Essa terra mãe, com um país tão novo, deu um resultado e quebrou tudo que o intrudo propunha, que o escárnio propunha. Nós tiramos essa ideia de que o Carnaval é pela carne. O Carnaval é pelo espírito, é pela alegria, é pelo amor pelas pessoas. Deus se manifesta no Carnaval, por isso ele manda todas as entidades em celebração”, afirmou Brown.
A fala veio logo após Sarajane destacar a ancestralidade do axé music e pedir mais respeito ao gênero. “Eu estou muito feliz por tudo que está acontecendo nesses 40 anos. O axé music é ancestral, é tradição. Que não seja só uma festa, mas que ele seja respeitado como o nosso som de terra santa, de terra mãe do Brasil”, declarou a cantora.
— Midia Only (@midiaonly) February 27, 2025

Foto: Elias Dantas/Alô Alô Bahia
Sarajane foi uma das primeiras artistas a levar o som da Bahia para o cenário nacional. Descoberta ainda na adolescência por Chacrinha, ela ajudou a impulsionar nomes como Chiclete com Banana, Edson Gomes e Banda Reflexus, além de ter gravado a primeira composição de Carlinhos Brown. Seu sucesso “A Roda”, lançado em 1986, marcou a explosão do axé pelo Brasil.
Neste ano, o axé music completa 40 anos, reafirmando sua relevância como um dos principais movimentos da música brasileira.
O projeto Alô Alô Folia é uma realização do Alô Alô Bahia e tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e do Carnaval da Bahia 2025. Sinta o axé, curta a Bahia. Governo do Estado presente faz o Carnaval.