Celebrando 40 anos de Axé Music, o Carnaval de Salvador deste ano promete ser histórico. Nesta quinta-feira (27), o Campo Grande recebeu abertura oficial da folia momesca, sob chuva. O prefeito Bruno Reis fez a passagem simbólica do comando da cidade ao Rei Momo, Hudson Marcello, e entregou a chave a ele, após duas horas de atraso.
Os tambores do Olodum abriram a apresentação artística da cerimônia. Em seguida, Carlinhos Brown iniciou sua performance com a ópera O Guarani, de Carlos Gomes. Margareth se juntou a Lazinho, do Olodum, para cantar Faraó, clássico marcado em sua voz no Carnaval de Salvador.
Também se apresentam na abertura Afoxé Filhos de Gandhy, Ilê Aiyê, Cortejo Afro, Malê Debalê, Muzenza e Commanche do Pelô.
Com o tema “Axé Music – 40 Carnavais”, a abertura conta ainda com apresentações de ícones que marcaram diferentes épocas deste movimento cultural genuinamente baiano que ganhou o Brasil há quatro décadas, além de celebrar os 75 anos do trio elétrico.
Entre os destaques, estão Luiz Caldas, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Xanddy Harmonia, Ricardo Chaves, Cláudia Leitte, Márcio Victor (Psirico), Felipe Pezzoni (Banda Eva), Sarajane, Gilmelândia e Sergynho.
O projeto Alô Alô Folia é uma realização do Alô Alô Bahia e tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e do Carnaval da Bahia 2025. Sinta o axé, curta a Bahia. Governo do Estado presente faz o Carnaval.