No ritmo da folia, a sustentabilidade tem ganhado cada vez mais espaço com iniciativas que contribuem para o desenvolvimento ambiental, social e econômico. Dedicado a alcançar a meta Lixo Zero em 2026 e ser o camarote mais sustentável do mundo, o Camarote Salvador estruturou novas metas para a edição histórica de 25 anos.
Entre as ações, está a realização de cursos profissionalizantes em comunidades próximas ao Circuito Barra-Ondina, local que vai abrigar a festa de 27 de fevereiro a 4 de março.
“Queremos que o Camarote Salvador seja um exemplo positivo e motive outros eventos e pessoas a adotarem práticas ligadas à preservação ambiental e ao fomento social. O Carnaval é um período de alegria, energia, experiências e histórias. E acredito que podemos e devemos pensar em como transformar a folia em um ambiente mais sustentável”, explica Luciana Villas Boas, CEO da Premium Entretenimento, empresa responsável pelo evento.
A estratégia sustentável do camarote está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com foco em trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8), redução das desigualdades (ODS 10) e consumo e produção responsáveis (ODS 12). “Nossa proposta é que o evento vá além da diversão e se torne um espaço de aprendizado sobre a importância da sustentabilidade”, reforça Kallel Kopp, CEO da IS.ECO, consultoria contratada para estruturar a iniciativa.

Foto: Divulgação
Com a meta de desviar 90% dos resíduos do aterro para reciclagem e compostagem, o evento aposta na logística reversa para vidro, plástico, alumínio e bitucas, reduzindo impactos ambientais.
Em 2024, 24,6 toneladas de resíduos foram corretamente destinadas, um avanço de 74% em relação a 2023.
Além das ações ambientais, o Camarote Salvador fortalece sua parceria com a comunidade local. O evento mantém colaborações com o Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA) e o Costura Solidária Sustentável, transformando lonas cenográficas em bolsas reutilizáveis – uma iniciativa que já reciclou quase uma tonelada de material desde 2023. O apoio ao Projeto Pé na Areia, que incentiva crianças e jovens no esporte, reforça o compromisso com impacto social duradouro. “Queremos transformar vidas e construir um legado que vá além do Carnaval”, destaca Danielle Pires, coordenadora de Sustentabilidade da Premium Entretenimento.
O projeto Alô Alô Folia é uma realização do Alô Alô Bahia e tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e do Carnaval da Bahia 2025. Sinta o axé, curta a Bahia. Governo do Estado presente faz o Carnaval.