Sucesso tamanho GG: Leo Santana é cotado para receber maior honraria da Alba

Sucesso tamanho GG: Leo Santana é cotado para receber maior honraria da Alba

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Maria Marques

Reprodução/Redes sociais

Publicado em 25/02/2025 às 11:07 / Leia em 2 minutos

Ao que tudo indica, o cantor Leo Santana está prestes a ser agraciado com a Comenda 2 de Julho, a maior honraria da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Marcinho Oliveira (União Brasil). O prêmio reconheceria os serviços prestados à Bahia pelo GG.

No projeto, o deputado elogia a versatilidade de Leo Santana, que passeia por ritmos distintos, como sertanejo, samba, funk, pagode e piseiro, e destaca o artista como um dos maiores ícones do pagode baiano e do Carnaval de Salvador.

Segundo o proponente, Leandro é um “popstar em total ascensão”, com uma carreira musical promissora, capaz de transformar tudo o que faz em sucesso.

Em clima de Carnaval, o parlamentar cita a importância de Leo como um grande expoente da folia. O comandante do Pipoco é o terceiro maior vencedor do prêmio Bahia Folia, com três vitórias, empatado com Ivete Sangalo e Psirico.

A trajetória de Leo Santana

Leo foi auxiliar de cabeleireiro antes de se tornar o líder do Parangolé, informação também destacada na justificativa da homenagem. Marcinho pontua, ainda, o alcance estrondoso da música Rebolation, que entrou para o Guiness Book como a mais tocada do mundo em 2010.

Natural de Salvador, Leo começou sua carreira artística como percussionista na banda Som Bahia, sob a alcunha de Léo Silva. Mais tarde, passou a tocar cavaquinho e pandeiro na banda Simplicidade Maior. Após formar a banda Zair, que mais tarde mudou de nome para Garotos de Programa, Léo foi convidado a integrar a banda Pegadha de Guettho.

No entanto, foi no Parangolé que ele conquistou notoriedade e reconhecimento do grande público. Em 2009, Leo Santana coescreveu, junto com Nenel, fundador da Parangolé, a canção Rebolation, que viria a se tornar o hit do verão daquele ano.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia