A Sala de Imprensa oficial do Carnaval de Salvador vai homenagear José Carlos Teixeira, um dos expoentes do jornalismo baiano, falecido em outubro de 2024. O espaço localizado no Campo Grande vai dar suporte a profissionais e veículos de imprensa que irão cobrir a maior festa de rua do planeta. Com 97 metros quadrados de área, a estrutura conta com capacidade para mais de 20 computadores, além de abrigar sala para coletiva de imprensa, almoxarifado, copa e uma sala de reunião onde o prefeito, secretários e demais gestores municipais farão balanços diários dos serviços municipais prestados durante a folia. O espaço será inaugurado na próxima quinta-feira (27), às 11h.
A escolha do nome de José Carlos Teixeira, ou apenas Teixeira para o local visa reconhecer a trajetória do jornalista que, ao longo de mais de cinco décadas, atuou na cobertura dos principais eventos da Bahia, incluindo os festejos de Momo. “Meu pai tinha uma relação de profundo respeito com o Carnaval e demais festas populares da Bahia. Como jornalista, sempre foi um defensor das nossas principais expressões culturais de nosso estado. Em um período mais recente, ele se dedicou a pesquisas sobre a história do Carnaval na Bahia e também sobre a presença dos artistas de samba da festa”, conta João Pedro Pitombo, um dos filhos de Teixeira.
A paixão pelo samba, inclusive, moveu Teixeira a escrever um perfil biográfico de Walmir Lima, autor do icônico “Ilha de Maré” e de dezenas de outros títulos gravados por alguns dos mais representativos intérpretes do gênero no país. O livro, intitulado “Walmir Lima – Um Bamba da Bahia”, foi lançado em 2023 a partir de entrevistas feitas entre novembro de 2017 e julho de 2018.
Nos últimos anos, Teixeira se dedicava à produzir a biografia de Edil Pacheco, outro sambista que influenciou no fortalecimento dos blocos de samba do Carnaval de Salvador, mas faleceu antes de concluir o projeto. Ele deixou a companheira Lenilde, com quem conviveu por 15 anos, os filhos Joanna e João Pedro – frutos do casamento anterior com a professora Eliana Pitombo -, o neto Ícaro e a enteada Maria Isabel.
O projeto Alô Alô Folia é uma realização do Alô Alô Bahia e tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e do Carnaval da Bahia 2025. Sinta o axé, curta a Bahia. Governo do Estado presente faz o Carnaval.