Enfim, a facilidade do pagamento via Pix será ampliada pelo método de aproximação. A partir desta sexta-feira (28), o Banco Central do Brasil permitirá que consumidores utilizem o sistema para pagar contas apenas encostando o celular na máquina de cartão – da mesma forma como já é feito com as modalidades de crédito e débito.
Para usufruir da novidade, clientes de bancos brasileiros poderão vincular suas contas bancárias às carteiras digitais, como Google Pay, Apple Pay, Samsung Pay, entre outras. As carteiras, então, precisarão solicitar autorização ao Banco Central para intermediar o pagamento com o Pix por aproximação. Por enquanto, apenas o Google está autorizado.
A novidade elimina a necessidade de acessar o aplicativo da instituição financeira para realizar as transações e garante mais agilidade nas operações. As transações terão um limite padronizado de R$ 500, mas a cifra poderá ser ajustado para menos ou personalizado, com um valor máximo diário.
O Banco Central explicou que a disponibilização do recurso é facultativa, tanto para carteiras digitais, como para bancos e provedores de maquininhas. Para saber se a função está disponível no aplicativo, é necessário consultar a instituição financeira.
Mesmo com a nova modalidade, as outras formas de pagamento via Pix, como a chave e o QR Code, devem continuar em funcionamento.