A partir do Carnaval deste ano, o Ilê Aiyê irá fiscalizar as fantasias dos seus associados. A iniciativa prevê um selo de autenticidade nas fantasias distribuídas pelo bloco e que deve constar na vestimenta de todos os foliões, que estarão sujeitos à fiscalização nos circuitos Mãe Hilda e Osmar, onde o Mais Belo dos Belos desfilará. O objetivo é evitar a falsificação da indumentária.
A retirada das fantasias do Ilê Aiyê começa nesta quarta-feira (26), das 14h às 20h, na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, e segue até sábado, das 10h às 14h. Na quinta e sexta-feira, a retirada pode ser feita das 10h às 20h. Para pegar a fantasia, é necessário levar o carnê de pagamento quitado e documento de identificação. É permitida a retirada da fantasia de outra pessoa somente mediante o carnê quitado e documento do titular do carnê.
Carnaval do Ilê Aiyê
“Kenya: Berço da Humanidade” foi o tema escolhido pelo Ilê Aiyê para a folia deste ano, homenageando o país africano e sua importância histórica e científica para a humanidade. Ali foram encontrados fósseis de hominídeos, como o Homo habilis e o Homo erectus, considerados ancestrais diretos do Homo sapiens moderno. Ao colocar os holofotes sobre esse berço de descobertas arqueológicas, o Ilê busca reforçar a relevância do continente africano no processo de evolução humana.
A festa começa no sábado (1º de março) com a tradicional cerimônia de saída no Curuzu, um dos momentos mais emblemáticos do Carnaval soteropolitano. Sob a bênção da ialorixá do Terreiro Ilê Axé Jitolu, Hildelice Benta dos Santos, o Ilê parte em cortejo, com atabaques, tambores e cânticos que reverenciam os orixás e a ancestralidade.
O ritual também inclui oferendas com milho, pipoca e pó de pemba, elementos que simbolizam proteção e boas energias para a jornada do bloco. As tradicionais pombas brancas são soltas em dedicação a Oxalá, reforçando a espiritualidade e a potência simbólica do momento.
Confira a programação completa:
1º de março
Cerimônia de saída do Terreiro Ilê Acé Jitolú (Casa de Mãe Hilda), na ladeira do Curuzu, a partir das 20h.
Primeiro desfile: Circuito Mãe Hilda – Terreiro em direção ao Plano Inclinado da Liberdade.
Segundo desfile: A partir de 2h da madrugada de domingo (02/03), saindo do Corredor da Vitória e seguindo pelo Circuito Osmar.
3 de março
Circuito Osmar (Campo Grande);
Saída prevista: 19h.
4 de março
Circuito Osmar (Campo Grande);
Saída prevista: 19h.
O projeto Alô Alô Folia é uma realização do Alô Alô Bahia e tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e do Carnaval da Bahia 2025. Sinta o axé, curta a Bahia. Governo do Estado presente faz o Carnaval.