O município baiano de Luís Eduardo Magalhães será sede do único evento preparatório da COP30 realizado no interior do Brasil. O Action Agenda on Regenerative Landscapes Brazil Summit, que acontece nos dias 15 e 16 de abril, colocará em pauta políticas e investimentos para a recuperação de áreas degradadas e a expansão da agricultura regenerativa no Cerrado. A realização do evento na Bahia é fruto de uma parceria entre a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia, o Ministério da Agricultura e Pecuária e outras instituições do setor.
De acordo com o presidente da Aiba, Moisés Schmidt, o diálogo com o Mapa começou em dezembro do ano passado, quando a entidade se colocou à disposição para contribuir com a pauta do agro dentro da COP30. “É uma oportunidade de destacar o Cerrado e mostrar como a produção agropecuária na região se desenvolve de maneira sustentável, tanto social quanto economicamente”, afirma.
Considerada um dos eventos globais mais importantes sobre mudanças climáticas, a COP30 será realizada no mês de novembro, em Belém do Pará. Durante o evento preparatório na Bahia, serão apresentados cases e iniciativas que demonstram a sustentabilidade do agronegócio na região. Entre os temas em destaque estarão a agricultura de baixo impacto ambiental, a otimização do uso da terra para produzir mais em menores áreas e a gestão eficiente dos recursos hídricos, incluindo o monitoramento do Aquífero Urucuia e a preservação das Áreas de Preservação Permanente.
“Queremos mostrar a evolução da agropecuária brasileira com sustentabilidade durante os debates. É a oportunidade de mostrarmos ao mundo como é a nossa ecologia”, destaca o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.