A feira Bahia Origem Week chega em Salvador para a sua quarta edição, no Centro de Convenções, no mês de abril. O evento, que promove um intercâmbio de atividades, abrigará também o Chocolat Festival e a Expo Pesca Nordeste.
O evento acontecerá entre os dias 3 e 6 de abril, com entrada gratuita, mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível, que será doado para a campanha Bahia Sem Fome. A feira de origem e negócios contará com diversas atividades formativas, gastronômicas e culturais
Durante os quatro dias do evento serão promovidas atividades de intercâmbio entre as mais diversas cadeias produtivas do estado. Serão mais de 400 marcas de produtos expostos e comercializados por mais de 200 expositores. A expectativa é que a Feira receba esse ano 30 mil visitantes e movimente mais de R$ 15 milhões em negócios diretos e indiretos, como explica Marco Lessa, idealizador do evento e CEO do Grupo M21.
“A expectativa da organização e do governo do estado, parceiro e incentivador do evento, é superar os números do ano passado, tanto em público quanto em volume de negócios. Estamos preparando um evento incrível, que será mais que a celebração da cultura e dos territórios, mas uma excelente oportunidade para gerar mais conexões e impulsionar a economia baiana, em especial para os pequenos”, diz Lessa.
Além da tradicional degustação de produtos de origem como queijos, vinhos, chocolates, cafés e destilados, estão previstas aulas show com chefs renomados nacionais e internacionais; palestras e workshops; conferências; lançamentos de produtos; oficinas para crianças; shows musicais, desfiles, e mais.
Entre os chefs confirmados para esta edição estão os brasileiros Carlos Ribeiro, Dani Façanha, Ana Célia, Elíbia Portela, Jônatas Bonfim e Fabrício Lemos. A argentina Mariana Corbetta e o belga Laurent Rezette também integram a grade de profissionais que participarão do Showcooking, que tem a proposta de transformar a cozinha em um espetáculo, repassando as técnicas e sabores da preparação do prato de forma interativa e didática.
Chocolat Festival
A programação do Bahia Origem Week recebe o Chocolat Festival, considerado o maior do gênero da América Latina. O evento, realizado anualmente em cinco estados brasileiros, no Distrito Federal, e na cidade de Porto, em Portugal, protagoniza o cacau e toda a sua cadeia produtiva, fomentando o desenvolvimento social e econômico da agricultura familiar.
Com 40 edições realizadas, o Chocolat Festival traz para Salvador diversas marcas de chocolates baianas e nacionais, palestrantes e especialistas da área, o Ateliê do Chocolate, com a Chef Taty, a Cozinha Kids, com a Tia Pri, e o Showcooking com a Chef e confeiteira Mariana Corbetta.
Expo Pesca Nordeste
Ainda dentro da programação do Bahia Origem Week, acontece a 3ª edição da Expo Pesca e Aquicultura, um evento que difunde a cultura da pesca no nordeste e reúne pescadores, comunidades, empresas e entusiastas, conectando produtores e empreendedores do setor.
Com uma extensão litorânea de mais de 900 km, a Bahia detém a segunda maior produção aquícola da região e é um dos maiores exportadores de tilápia do país. A Expo Pesca surge, então, como um motor de crescimento, promovendo soluções e tendências que agregam valor à produção local.
Serviço
Bahia Origem Week – Chocolat Festival – Expo Pesca e Aquicultura
Local: Centro de Convenções Salvador (Av. Octávio Mangabeira,Boca do Rio)
Quando: 3 a 6 de abril de 2025
Horário: das 14h às 22h
Entrada: Gratuita, mediante entrega de 1Kg de alimento não perecível para a campanha Bahia Sem Fome