O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou para São Paulo nesta quinta-feira (20) para realizar exames de rotina. De acordo com informações divulgadas pelo Hospital Sírio-Libanês, o check-up médico já estava previsto e não têm relação com o acidente doméstico que Lula sofreu no final do ano passado.
“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje, 20/02/2025, no Hospital Sírio-Libanês, unidade Bela Vista, em São Paulo, para realizar o check-up anual, programado para dezembro de 2024, que precisou ser adiado devido ao procedimento cirúrgico. Todos os exames realizados estão dentro da normalidade, inclusive a tomografia de crânio para controle pós-operatório. O Presidente segue com acompanhamento médico habitual, sem previsão de novos exames, pelas equipes médicas lideradas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio”, diz o boletim médico.
No dia 19 de outubro do ano passado, Lula sofreu uma queda no banheiro da residência oficial, bateu a cabeça e precisou levar cinco pontos na região da nuca. Em dezembro, após sentir fortes dores de cabeça, precisou ser submetido a uma cirurgia de emergência, chamada trepanação, para drenar um hematoma causado pelo acidente. Ele também passou por um procedimento endovascular para reduzir o risco de formação de novo sangramento na região entre o osso do crânio e o cérebro.
Em 15 de dezembro, Lula teve alta hospitalar e no dia 19 do mesmo mês retornou a Brasília. Em 27 de janeiro deste ano, o presidente passou por novos exames de imagem da cabeça e foi liberado plenamente para exercer sua rotina habitual de vida, incluindo as viagens e atividades físicas.