Música, verdade, amor, família e a luta por uma vida digna são ideias-chave para compreender o primeiro disco solo de Ravi Lobo. Nesta quinta-feira (20), chega em todas as plataformas digitais a expansão do universo musical e poético do rapper baiano, que é o álbum Shakespeare do Gueto II
Em 2022, o artista já havia soltado uma prévia do trabalho, o EP Shakespeare do Guetto, com dois dos audiovisuais premiados, por dois anos consecutivos, pelo mvf (Music Video Festival Awards).
Criando um disco essencialmente na estética do drill, com passeios por outras vertentes musicais como o boombap, o samba-reggae e o trap, Ravi se diferencia por uma estética original. E ganha mais fôlego através de parcerias com nomes de proeminência nacional, a exemplo do feat. histórico para o rap baiano e nordestino com Edi Rock (Racionais MC’s) na música Fogo e Disciplina.
Ao lado de Majur e com sample de Edson Gomes, referência maior do reggae baiano, em Na Noite da Sombra Ravi alerta os ouvintes para a educação machista que produz violências mil e o elevam as taxas feminicídio no Brasil.
Shakespeare do Gueto II tem, ainda, a honra de ter a voz do mestre Lazzo Matumbi emprestada para Herança do Quilombo. Nela, Ravi Lobo resgata suas vivências e a influência com o Olodum e estabelece um diálogo entre a música contemporânea e a força histórica e ancestral da Roma Negra.