Cacá Diegues será homenageado em sessão especial de ‘Bye, Bye Brasil’ no Panorama Coisa de Cinema

Cacá Diegues será homenageado em sessão especial de ‘Bye, Bye Brasil’ no Panorama Coisa de Cinema

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Reprodução

Publicado em 20/02/2025 às 10:25 / Leia em 3 minutos

Indicado à Palma de Ouro em Cannes, onde foi apresentado em sessão especial no ano passado, Bye, Bye Brasil (1979) é uma das obras mais importantes do cinema nacional. Recém-restaurado, o longa dirigido por Cacá Diegues (1940 – 2025) será exibido no XX Panorama Internacional Coisa de Cinema, em cópia restaurada.

O festival acontece de 2 a 9 de abril, em Salvador e Cachoeira.

Protagonizada por Betty Faria – no ar na Globo em Tieta e Volta por cima – e José Wilker (1944 – 2014), a trama traz um grupo de artistas ambulantes viajando pelo interior do Brasil. Um caminhão colorido carrega a Caravana Rolidei, formada por Salomé, Lorde Cigano e Andorinha. A eles se juntam o sanfoneiro Ciço (Fábio Júnior) e sua esposa. Com seus espetáculos, eles atravessam o Nordeste e o Norte do país, do vale do São Francisco até a rodovia Transamazônica.

A escolha de Bye, Bye Brasil para a 20ª edição do Panorama foi anterior ao falecimento de Cacá Diegues, no último dia 14. A perda do cineasta torna a sessão, com dia e horário em definição, ainda mais especial.

“Cacá Diegues foi muito além de um grande cineasta, ele foi um grande pensador e articulador do cinema brasileiro. Muito do que temos deve-se à sua inteligência e determinação. Bye, Bye Brasil, a meu ver, é a síntese do Brasil nos anos 70. Um filme que mostra as mudanças e a morte de certa ingenuidade do brasileiro”, destaca Cláudio Marques, idealizador e coordenador do Panorama Internacional Coisa de Cinema.

Itinerância 

Em Salvador, o Cine Glauber Rocha é o centro da programação do Panorama, que também realiza sessões na Sala Walter da Silveira. Na cidade do Recôncavo, o festival acontece no Cine Theatro Cachoeirano. Ao completar 20 edições, o Panorama amplia seus horizontes com projetos de itinerância na Cinemateca Brasileira (São Paulo) e no Cinema Trindade (Porto – Portugal).

O Panorama Internacional Coisa de Cinema foi contemplado pelo edital Gregórios Ano IV com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador – e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) – Ministério da Cultura, Governo Federal. O festival conta com patrocínio do Instituto Flávia Abubakir e apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Alô Alô Folia 🎉 2025

Clique aqui e fique por dentro de tudo que acontece no Carnaval 2025!