A Festa de Itapuã chega à sua 120ª edição, nesta quinta-feira (20), consolidando-se como um dos eventos mais tradicionais do calendário de festas populares da Bahia. Com mais de 40 atrações, incluindo blocos, fanfarras e grupos culturais, a celebração reúne milhares de pessoas no bairro de Itapuã, em Salvador.
As festividades começaram à meia-noite com a saída do Bando Anunciador, partindo da Praça de Geraldão, nas proximidades da histórica residência de Cira do Acarajé. O cortejo percorreu as ruas de Itapuã convocando moradores e visitantes para a folia.
Às 5h da manhã, a tradicional Alvorada ecoou em diferentes pontos do bairro, seguida pela Lavagem Nativa, às 6h. Em seguida, às 7h, a missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã reuniu fiéis, marcando o início da Corrida do Feijão.
Um dos momentos mais esperados do evento, a chegada do Cortejo das Baianas, está prevista para as 10h. O grupo sairá do Coqueiral de Piatã e seguirá até a igreja, onde ocorrerá a lavagem das escadarias, tradição que simboliza a purificação e renovação espiritual da festa.
Após a cerimônia, os blocos e fanfarras tomam as ruas, trazendo ainda mais alegria para o público. Entre as atrações confirmadas está o Grupo Samba de Maromba, de São Francisco do Conde, que se apresentará no palco principal após a lavagem das escadarias.
Homenageados da Festa de Itapuã 2025
Seguindo a tradição de reconhecer figuras marcantes do bairro, a 120ª edição da Festa de Itapuã homenageará José Carlos Santana (Doté Zé de Gbessem), babalorixá com forte atuação na comunidade, e Gildete Santana Mendes, tradicional frequentadora da festa e organizadora do Presente de Yemanjá, evento que acontece no dia 24 de fevereiro, encerrando a programação oficial.
Confira a Programação Completa:
01h30 – Bênção do Boi do Nosso Quilombo à mestre do Bando Anunciador
02h00 – Saída do Bando Anunciador (concentração a partir de 00h)
05h00 – Alvorada e Lavagem Nativa
07h00 – Missa e Corrida do Feijão
10h00 – Cortejo das Baianas e Lavagem das Escadarias
– Atrações Confirmadas: Samba de Maromba, Afoxés, Blocos Culturais, Escolas de Samba.