A modelo Vera Viel, 49, esposa do apresentador Rodrigo Faro, 51, revelou que desenvolveu linfedema como sequela do tratamento contra um sarcoma sinovial, tipo raro e maligno de tumor diagnosticado em outubro do ano passado. Atualmente em remissão, ela contou que enfrenta inchaço na perna esquerda devido a problemas linfáticos.
“Minha perna ficou diferente, um pouco maior que a outra. Está inchada, e não sei se vai voltar 100%”, disse Vera durante uma live com a cantora e escritora Bianca Toledo.
O oncologista Jorge Abissamra Filho explica que o linfedema é uma complicação comum em pacientes oncológicos submetidos ao esvaziamento linfonodal, procedimento que remove linfonodos (conhecidos popularmente como ínguas) da região afetada pelo câncer.
“No caso da Vera, a cirurgia na coxa esquerda envolveu a retirada de linfonodos da região da virilha, o que pode comprometer a drenagem linfática do membro”, esclarece o especialista em entrevista à revista Caras.
Os linfonodos têm a função de filtrar a linfa e ajudar na defesa do organismo. Segundo o médico, eles são o primeiro local onde células tumorais podem se alojar antes de a doença se tornar metastática.
O oncologista alerta que o linfedema pode ser uma condição permanente. Sem a cadeia linfonodal, a drenagem fisiológica da perna fica comprometida, aumentando o risco de inchaço persistente e piora do quadro caso a região seja sobrecarregada.
“Pacientes com linfedema devem evitar carregar peso e tomar cuidados para não lesionar o membro afetado. Qualquer sobrecarga pode agravar o inchaço e tornar o quadro ainda mais difícil de controlar”, finaliza o especialista.