O Brasil se prepara para enfrentar uma onda de calor intensa nos próximos dias, com temperaturas que podem ultrapassar o limite de resistência do corpo humano.
A previsão dos meteorologistas é que, até o fim da próxima semana, diversas regiões do país registrem índices térmicos extremos, aumentando o risco de mal-estar e problemas de saúde.
O Rio de Janeiro será o primeiro estado afetado. Nesta segunda-feira (17), a temperatura pode chegar a 40°C, mas a sensação térmica pode atingir impressionantes 62,7°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Especialistas alertam que o corpo humano começa a sofrer impactos negativos quando sua temperatura interna ultrapassa 36,5°C.
De acordo com o professor de biometeorologia da USP, Fábio Gonçalves, quando a temperatura ambiente é igual ou superior a 37°C, associada a uma umidade acima de 70%, qualquer pessoa pode sofrer consequências à saúde, independentemente da idade ou condição física. Isso ocorre porque o corpo tem mais dificuldade para dissipar o calor, já que o suor não evapora com facilidade em ambientes úmidos.
Ainda não há confirmação sobre quais outros estados serão atingidos pela onda de calor, já que o avanço da massa de ar quente pode variar nos próximos dias.