Insuportável: Brasil terá calor superior ao que o corpo humano suporta nos próximos dias

Insuportável: Brasil terá calor superior ao que o corpo humano suporta nos próximos dias

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Fernanda Varela para o Correio

Edson Junior/Unsplash

Publicado em 15/02/2025 às 11:08 / Leia em 2 minutos

“O calor está insuportável!”. A frase que é rotineira em quase todas as cidades do Brasil vai começar a ser cada vez mais literal. A aproximação de uma nova onda de calor vai fazer com que o Brasil fique mais quente. A expectativa dos meteorologistas é que até pelo menos o fim da próxima semana, a temperatura chegue a níveis superiores aos que o corpo humano é capaz de suportar.

Isso não quer dizer que vamos todos derreter, calma. Mas significa que não será possível ser exposto a níveis tão altos de calor sem sentir pelo menos algum mal-estar.

O primeiro estado brasileiro a ser afetado será o Rio de Janeiro. Já nesta segunda-feira, por exemplo, a previsão é que a temperatura chegue a 40ºC, mas com sensação térmica de 62,7 graus, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura é intolerável para o ser humano.

Em entrevista ao O Globo, o professor de biometeorologia da Universidade de São Paulo (USP) Fábio Gonçalves, um dos maiores especialistas do Brasil em conforto térmico, explicou que a tolerância ao calor varia de um indivíduo para outro, mas há um consenso que independentemente da idade e da boa saúde, qualquer pessoa começa a passar mal quando a temperatura do corpo ultrapassa 36,5 graus.

Isso acontece porque quando a temperatura da cidade está acima da temperatura interna do corpo, o organismo precisa trabalhar mais para se manter em equilíbrio. “Com a temperatura igual ou superior a 37 graus com mais de 70% de umidade do ar, qualquer pessoa pode ter problemas de saúde“, diz Gonçalves.

Além disso, quando há alta umidade, o desconforto térmico fica ainda maior, porque o suor não evapora e faz com que o corpo tenha mais dificuldade em regular a temperatura interna e ‘expelir’ o calor.

Ainda não há informações de que outros estados serão atingidos pela onda de calor, pois vai depender do movimento da massa de ar quente.

Leia mais notícias no Correio

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Alô Alô Folia 🎉 2025

Clique aqui e fique por dentro de tudo que acontece no Carnaval 2025!