Seguindo sua proposta educacional baseada em pedagogias participativas, em uma relação intensa com a natureza, na iniciação científica e nos fundamentos da neuroarquitetura para potencializar o aprendizado das crianças, a Escola Ybá, localizada no bairro de Patamares, em Salvador, está passando por um processo de ampliação para o ano letivo de 2025. Reafirmando o compromisso com o desenvolvimento integral dos alunos, a nova estrutura contará com mais de 6.500 metros quadrados de área construída.
A escola é um organismo complexo e contínuo, formado por pessoas, tempos e espaços. Por isso, o ambiente deve ser uma ferramenta educacional que estimula trocas, investigações, aprendizagens e experiências de relações entre os seres. Na Ybá, aprender é um ato criativo e um processo contínuo de construção do conhecimento. Pensando nisso, a nova sede, voltada para atender crianças do Ensino Fundamental, foi projetada para potencializar o desenvolvimento e a aprendizagem.
Além das áreas de conhecimento tradicionais, como matemática, língua portuguesa, história e geografia, o currículo inclui práticas como yoga, marcenaria, iniciação científica, compostagem, educação financeira, habilidades socioemocionais e esportes. Essas atividades ampliam a formação integral dos alunos, tornando-os seres humanos habilidosos, competentes, flexíveis, críticos e empáticos, destaca a diretoria da escola.
Novos espaços
O projeto da nova sede foi desenvolvido para garantir um ambiente que contribua para o processo de aprendizagem, aliado à flexibilidade necessária para o cotidiano escolar. Os espaços foram preparados para serem explorados e vivenciados de diversas formas. Entre as novidades, a estrutura contará com uma biblioteca, laboratório de ciências, quadra poliesportiva com arquibancada, sala de música, cantina integrada a um amplo pátio coberto, ateliês, sala de movimento, marcenaria e uma sala maker, promovendo o desenvolvimento social e cognitivo das crianças.
Elementos como cores inspiradas na natureza, ventilação cruzada, iluminação natural e tratamento acústico foram estrategicamente aplicados para oferecer conforto e estimular o aprendizado. O projeto também adota princípios da biofilia e utiliza materiais ergonômicos e sustentáveis, garantindo um espaço que alia bem-estar e qualidade pedagógica.
Aprendizagem e impacto social
Mais do que uma ampliação física, a nova sede representa um aprofundamento da proposta pedagógica da Escola Ybá. O compromisso com a formação integral das crianças e a responsabilidade social da instituição são reforçados nessa nova fase, promovendo não apenas o desenvolvimento individual dos alunos, mas também o senso de coletividade.
As práticas educacionais são estruturadas a partir de quatro pilares fundamentais: as Múltiplas Linguagens, a Cultura Brasileira, a Sustentabilidade e a Iniciação Científica. Essas matrizes orientam o trabalho pedagógico, garantindo que cada criança tenha um espaço educativo que proporcione aprendizagens significativas, impactando não apenas sua trajetória individual, mas também a comunidade ao seu redor, tanto no presente quanto no futuro.
Serviço:
Escola Ybá
Avenida Tamburugy, 759, Patamares, Salvador
Site: escolayba.com.br