A Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Ichu, a cerca de 191 km de Salvador, identificou risco de desabamento, passou a realizar celebrações religiosas na parte externa e agora está em obras. As intervenções preveem a substituição da estrutura que oferece risco. Desde o mês de dezembro, as missas acontecem na parte externa da igreja.
Ao g1, o pároco Rodrigo Pinheiro, responsável pela igreja, que tem mais de 100 anos de existência, contou que o risco foi identificado durante a troca do forro. “Boa parte do telhado estava tomado por cupins”, disse. Três engenheiros avaliaram a estrutura e, em unanimidade, apontaram o risco de desabamento.
Para garantir a segurança dos fiéis, foi preciso adaptar a rotina.
“As missas semanais e no domingo pela manhã são realizadas em uma capela da cidade, que fica no bairro São Pedro. No domingo à noite, fazemos na parte externa da igreja”, disse.
As obras no local começaram há três semanas. Boa parte do teto já foi retirado e será substituído por uma estrutura de metal. A previsão é que a obra, orçada em R$ 150 mil reais, seja concluída em quatro meses.
Ainda segundo o padre, os recursos são adquiridos através de doações das comunidades como ofertas na missa, quermesses e campanhas. “Já conseguimos pouco mais da metade”, disse.
O g1 também procurou a Prefeitura de Ichu sobre o caso, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.