Histórico! O longa brasileiro Ainda Estou Aqui, do diretor Walter Salles, foi indicado à categoria principal de Melhor Filme e também a Melhor Filme Estrangeiro, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, ao Oscar 2025. Fernanda Torres, por sua vez, concorre à estatueta de Melhor Atriz. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (23), por meio de transmissão ao vivo, diretamente de Los Angeles, nos Estados Unidos.
Até esta edição, o Brasil já tinha sido indicado a prêmios do Oscar em 13 cerimônias. É a primeira vez que um filme do Brasil concorre ao título geral de Melhor Filme da premiação. Na categoria Melhor Filme Internacional, o Brasil acumula agora cinco indicações: O Pagador de Promessas, em 1963; O Quatrilho, em 1996; O Que É Isso, Companheiro?, em 1998; Central do Brasil, em 1999; e Ainda Estou Aqui, em 2025.
Quanto à indicação ao prêmio de Melhor Atriz, Fernanda Torres faz história mais uma vez após levar o Globo de Ouro. A intérprete de Eunice Paiva segue os passos da mãe, Fernanda Montenegro, nesta que é também a segunda vez que uma brasileira conquista o feito. Em 1999, “Fernandona” foi indicada pelo trabalho em Central do Brasil, igualmente dirigido por Walter Salles.
Ainda Estou Aqui é uma adaptação cinematográfica do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. Na trama, o público acompanha a transformação da mãe do autor – uma dona de casa dos anos 1970, mãe de cinco filhos – em uma das mais destacadas ativistas pelos Direitos Humanos do Brasil, após o assassinato do marido, o ex-deputado Rubens Paiva (Selton Mello), pelas forças da ditadura militar.
Vale lembrar que o filme concorre ao BAFTA, prestigiado prêmio considerado o “Oscar britânico”. A cerimônia acontece pouco antes do Oscar, no dia 16 de fevereiro.