Prefeito Bruno Reis se reúne com presidente do Benin e prestigia apresentação do Balé Folclórico da Bahia no país africano

Prefeito Bruno Reis se reúne com presidente do Benin e prestigia apresentação do Balé Folclórico da Bahia no país africano

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 11/01/2025 às 13:13 / Leia em 3 minutos

Nesta sexta-feira (10), o prefeito de Salvador, Bruno Reis, esteve em Cotonou, maior cidade do Benin, para participar de um almoço com o presidente Patrice Talon e com o embaixador beninense no Brasil, Boniface Vignon. Depois, o gestor soteropolitano retornou à cidade histórica de Ouidah para acompanhar o segundo dia do Vodun Days, festival internacional de espiritualidade, música, cultura e arte Vodum.

Entre os destaques do segundo dia do evento, esteve o Balé Folclórico da Bahia, companhia de dança sediada na capital baiana, reconhecido como um dos maiores e mais importantes balés folclóricos do planeta. Bruno Reis assistiu à apresentação do grupo soteropolitano ao lado do prefeito de Ouidah, Christian Mawugnong, e de outras autoridades.

“Chegar aqui é também voltar um pouco no tempo e entender a história. Podemos conhecer melhor as nossas raízes e as nossas origens, e assim entender melhor muitas das ações e enfrentamentos que devemos ter no nosso dia a dia em Salvador. A vinda aqui a Ouidah e ao Benin como um todo é para compreender ainda mais essas relações passadas que nos permitem hoje, no presente, tomar decisões melhores para que a gente faça uma gestão ainda melhor da nossa cidade”, destacou Reis.

No seu almoço com Patrice Talon, Bruno o presenteou com um livro sobre o Salvador Capital Afro, movimento que visa fortalecer os laços da cidade com a sua ancestralidade africana. O prefeito de Salvador está no Benin a convite do presidente, que visitou a capital baiana em maio do ano passado. O objetivo da missão internacional é firmar parcerias entre a primeira capital do Brasil e o país da África Ocidental, especialmente nos campos do turismo, da reparação e do intercâmbio cultural.

“Uma alegria poder participar de mais um dia de Vodun Days. Nós temos, também, alguns eventos tradicionais como este em nossa cidade. Ao chegar aqui, a gente vê uma energia que é a mesma energia do nosso povo lá em Salvador, com as mesmas características dos nossos eventos”, afirmou Bruno.

Como parte da programação do Vodun Days, o prefeito também assistiu a uma cerimônia de Vodun Egungun, culto tradicional de matriz africana que homenageia o espírito de pessoas importantes que já faleceram, numa forma de conexão com a ancestralidade. Originário da África Ocidental, o Vodum era a religião de muitas das pessoas escravizadas que foram trazidas para a Bahia, e é um ancestral direto do Candomblé brasileiro.

Também fazem parte da comitiva os secretários municipais Cacá Leão (Governo), Isaura Genoveva (Reparação), Giovanna Victer (Fazenda), Renata Vidal (Comunicação), e o subsecretário de Cultura, Walter Pinto.

2rmPnig.md.jpg

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia